Whisky

Whisky

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Glenfarclas £511.19S.0D – uma barganha

As destilarias geralmente gostam de falar sobre sua história, mas há poucas ainda em operação que podem designar-se de propriedade familiar passadas de gerações para gerações. Uma das famílias das destilarias mais conhecidas no clube exclusivo, é a família da Glenfarclas, proprietários da destilaria por 150 anos. Para comemorar este marco, eles lançaram um novo whisky, o enigmaticamente chamado Glenfarclas £511.19s.0d .


A história por trás do nome é realmente simples: em 8 de junho de 1865, 29 anos após sua fundação, John Grant comprou a Glenfarclas pela soma de £511.19s.0d. Um pouco de pesquisa no Banco da Inglaterra sugere que este valor seria equivalente a cerca de £ 57.000 em dinheiro de hoje, um excelente negócio para uma destilaria em funcionamento. A destilaria foi apenas uma parte da compra. Na verdade, o que a família realmente queria adquirir era o arrendamento da Fazenda Rechlerich, e a destilaria veio junto. A fatura total foi de £1224.19s.7d. Os Grant's arrendaram a destilaria mas quando seu inquilino, o primo distante John Smith, pediu demissão para fundar a Cragganmore, John e seu filho George assumiram. Desde então, a família tem administrado a destilaria.


A família Grant sempre foi bastante conservadora ao nomear seus filhos e ao longo dos anos eles tem sido quase todos chamados John ou George. Isso significa que, mesmo agora, 150 anos depois de a família ter comprado a destilaria, um John e George administram a empresa como uma equipe de pai e filho.


Junto com o lançamento de £511.19s.0d, a destilaria comemorou o aniversário preenchendo 10 sherry butts e 10 sherry hogshead para as gerações futuras. A família ainda está planejando para o longo prazo, estabelecer um estoque para garantir que no futuro tenham todo o whisky de que precisam.

Glenfarclas é bem conhecida por seu whisky com grande presença de sherry e esta garrafa comemorativa trilha o mesmo caminho, consistindo principalmente de sherry butts de primeiro-preenchimento.


GLENFARCLAS £511.19S.0D FAMILY RESERVE, 43%
Nariz: mel e passas com suave amargor do barril carbonizado. Maçãs e peras cozidas junto com açúcar, pastéis de nata, bolo de frutas com manteiga, noz-moscada e cravo. Apesar dessas notas mais pesadas, ainda é bastante fresco, com fatias de maçã recém cortadas e notas de limão.
Paladar: macio e arredondado, com delicada especiaria do barril de xerez e frutas no começo. Os sabores vão mudando para frutas mais escuras, se desenvolvendo através de passas e bolo de frutas escuras com notas suaves de carvão e especiarias. Pouco antes do final, maçã fresca aparece, acompanhado de folhas úmidas, como chão de floresta.
Final: noz-moscada e canela torrada, macio e persistente com torta de maçã e uma pitada de alcaçuz.

Um jogo com dois tempos, com frutas frescas pimeiro e sabores pesados de xerez depois, equilibrados com cuidado, com cada um tendo sua vez no nariz e paladar. Mais leve e mais elegante do que alguns engarrafamentos da Glenfarclas, mas ainda com o clássico sherry.



Fonte: thewhiskyexchange.com

3 comentários:

  1. História muito interessante!!!
    Parabéns pela pesquisa..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Heliton. Uma das coisas que eu mais curto no mundo do whisky é a história por trás de cada garrafa. Foi o que me inspirou a escrever este blog.

      Excluir
  2. As histórias por trás das destilarias são magníficas, parabéns!!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: