Whisky

Whisky

sábado, 26 de dezembro de 2015

Destilaria Tomintoul lança The Five Decades


A Destilaria Tomintoul acaba de anunciar o lançamento de um produto muito especial e único, The Five Decades, para comemorar o 50º aniversário da destilaria, que começou a destilar em 1965. Barris individuais foram escolhidos para representar os sabores de 50 anos de artesanato na destilaria. 

O Master Distiller Robert Fleming selecionou pessoalmente os cascos que continham whiskies embarrilados a partir de 1965, 1975, 1985, 1995 e 2005 e supervisionou o casamento desses whiskies de malte soberbos.

Segundo a destilaria, foi um projeto fascinante, onde foram escolhidos barris que representavam características de sabor únicos a partir das cinco décadas e, além disso, após o casamento, eles produziram um produto de grande distinção.

Os whiskies do The Five Decades (1965-2005)

1965 - whisky raro e especial desde o primeiro ano de destilação. Este whisky era notável por seu nariz suave e doce com notas de casca de laranja, bolo de frutas, cerejas cristalizadas e uma sugestão de tempero misturado com pétalas de rosa.

1975 - um verão excepcional que produziu whiskies excepcionais em Tomintoul. Os cascos escolhidos a dedo deste notável ano transpirava grande maturidade com quantidades generosas de especiarias e baunilha no nariz e com características florais perceptíveis no palato.

1985 - este ano representou fielmente a década de 1980. Invernos frios e verões temperados eram ideais para o amadurecimento do whisky de malte. Os cascos selecionados foram típicos do estilo Tomintoul: leve, mas com muita doçura.

1995 - para marcar esta década e adicionar sabores ricos e interessantes, de primeira qualidade, barris de Sherry foram cuidadosamente escolhidos. O whisky que tinha desfrutado de vinte anos de maturação em barris usados anteriormente para amadurecer Sherry no sul da Espanha contribuiu com passas, ameixa, ameixa seca, raspas de laranja e figueiras no nariz, com avelã, nozes, ervas e suaves notas de sherry no palato.

2005 - neste ano, o spirit recém-destilado foi colocado nos melhores barris virgens de carvalho branco americano para amadurecer sem pressa durante os próximos dez anos. Este whisky transmitiu baunilha, mel e sabores de coco apoiados por um acabamento de especiarias.
5230 garrafas foram numeradas individualmente e liberadas para comemorar o 50º aniversário da Destilaria Tomintoul.
Tomintoul Five Decades - Notas de Prova
Cor: ouro
Nariz: perfumes clássicos de Speyside misturados com notas de casca de banana e maçã apimentada.
Paladar: limpo, cremoso, cevada maltada e alguma doçura de toffee. Suave tempero amadeirado.
Finish: doçura perseverante seguido por um final de noz-moscada.

Tomintoul Five Decades já está disponível, engarrafado em cascos de 70cl com 50% ABV, não filtrado a frio e com coloração natural.


Fonte: whiskyintelligence.com


3 comentários:

Dê sua opinião: