Whisky

Whisky

domingo, 27 de dezembro de 2015

Whisky e comida

Nesta época do ano, em que comida e bebida invadem nossas casas, invariavelmente nos perguntamos o que combina com o que. A escolha da bebida é tão importante quanto o cardápio, para qualquer evento. E como o blog é sobre whisky, iremos tratar dele.


Pode até não parecer, mas o whisky, para aqueles que o apreciam, combina com quase todos os alimentos e serve para comemorar tudo, ou quase tudo. Ele combina perfeitamente, seja em recepções, happy hour, encontro de negócios, com alimentos que vão de aperitivos, salgadinhos, canapés, até alimentos condimentados e aromáticos. O que vai bem com quase todos os tipos de whiskies, são chocolates, queijos suaves (queijos cremosos e suaves, como Brie e Camembert, podem ser servidos tanto com Blendeds quanto com Single Malts), castanhas, peixes (salmão e atum) e frutos do mar (camarões e lagostas).

Whisky Blended: pode ser servido puro, com gelo ou gelo e água, em copo curto ou longo. Combina com comidas leves, frutos do mar, sushi, queijos suaves e saladas. Podem também ser utilizados para o preparo de coquetéis. A exceção aqui é feita aos Blendeds mais envelhecidos, que combinam com comidas mais encorpadas como presuntos crus, carnes de porco e queijos tipo cheddar.


Whisky Bourbon: combinam com aperitivos e pratos mais leves, como frutos do mar e saladas. Devido ao seu sabor adocicado, também podem acompanhar sobremesas.

Whisky Single Malt: aconselhado ser  tomado sem gelo em copos pequenos. Combinam com queijos fortes e encorpados, como roquefort e provolone, saladas, comidas condimentadas e apimentadas como asiáticas ou indianas, frutos do mar, peixes defumados, sobremesas e chocolate.


É claro que em matéria de harmonização, cada um pode encontrar a sua combinação preferida, só não podemos esquecer de beber muita água e não dirigir após tudo isso.

A página Desvendando Whisky deseja a todos os leitores um Novo Ano repleto de realizações, paz, saúde e felicidades. Que possamos continuar a busca pelo conhecimento neste vasto mundo do whisky, com novos artigos, novas notícias, novas degustações e reviews. Abraço a todos e até 2016.

2 comentários:

  1. Mesmo nadando contra a corrente, sempre achei que whisky harmoniza com toda comida, até com pizza. Basta escolher o tipo de whisky e a forma de bebê-lo, puro, com gelo, com água etc. Finalmente encontrei uma opinião que reflete o que eu penso. Obrigado por validar o meu pensamento e retribuo os votos de um excelente 2016 com muita saúde e sorte. Abs.
    Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Antonio. Basta acharmos aquela combinação que melhor agrada ao paladar. Um abraço.

      Excluir

Dê sua opinião: