Whisky

Whisky

domingo, 27 de dezembro de 2015

Whisky e comida

Nesta época do ano, em que comida e bebida invadem nossas casas, invariavelmente nos perguntamos o que combina com o que. A escolha da bebida é tão importante quanto o cardápio, para qualquer evento. E como o blog é sobre whisky, iremos tratar dele.


Pode até não parecer, mas o whisky, para aqueles que o apreciam, combina com quase todos os alimentos e serve para comemorar tudo, ou quase tudo. Ele combina perfeitamente, seja em recepções, happy hour, encontro de negócios, com alimentos que vão de aperitivos, salgadinhos, canapés, até alimentos condimentados e aromáticos. O que vai bem com quase todos os tipos de whiskies, são chocolates, queijos suaves (queijos cremosos e suaves, como Brie e Camembert, podem ser servidos tanto com Blendeds quanto com Single Malts), castanhas, peixes (salmão e atum) e frutos do mar (camarões e lagostas).

Whisky Blended: pode ser servido puro, com gelo ou gelo e água, em copo curto ou longo. Combina com comidas leves, frutos do mar, sushi, queijos suaves e saladas. Podem também ser utilizados para o preparo de coquetéis. A exceção aqui é feita aos Blendeds mais envelhecidos, que combinam com comidas mais encorpadas como presuntos crus, carnes de porco e queijos tipo cheddar.


Whisky Bourbon: combinam com aperitivos e pratos mais leves, como frutos do mar e saladas. Devido ao seu sabor adocicado, também podem acompanhar sobremesas.

Whisky Single Malt: aconselhado ser  tomado sem gelo em copos pequenos. Combinam com queijos fortes e encorpados, como roquefort e provolone, saladas, comidas condimentadas e apimentadas como asiáticas ou indianas, frutos do mar, peixes defumados, sobremesas e chocolate.


É claro que em matéria de harmonização, cada um pode encontrar a sua combinação preferida, só não podemos esquecer de beber muita água e não dirigir após tudo isso.

A página Desvendando Whisky deseja a todos os leitores um Novo Ano repleto de realizações, paz, saúde e felicidades. Que possamos continuar a busca pelo conhecimento neste vasto mundo do whisky, com novos artigos, novas notícias, novas degustações e reviews. Abraço a todos e até 2016.

17 comentários:

  1. Mesmo nadando contra a corrente, sempre achei que whisky harmoniza com toda comida, até com pizza. Basta escolher o tipo de whisky e a forma de bebê-lo, puro, com gelo, com água etc. Finalmente encontrei uma opinião que reflete o que eu penso. Obrigado por validar o meu pensamento e retribuo os votos de um excelente 2016 com muita saúde e sorte. Abs.
    Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Antonio. Basta acharmos aquela combinação que melhor agrada ao paladar. Um abraço.

      Excluir
  2. Gostaria de saber qual comida que harmoniza com o Jack Daniels Honeywell

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ph, como se trata de um licor, normalmente se recomenda que seja bebido após as refeições. Neste caso, harmoniza bem com sobremesas. Experimente bebê-lo com sorvete. É uma boa pedida. Um abraço.

      Excluir
  3. Gosto do Whisky Ballantines com gelo, copo baixo acompanhado de um bom medalhão de filé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pedida. Ótima sugestão de harmonização. Vamos tentar. Abraço.

      Excluir
  4. Gosto de tomar puro para apreciar mais o sabor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto também. Mas confesso que de vez em quando coloco um gelinho. Abraço.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Talvez um defumado, como o White Horse, caia bem. O ideal é testar. Abraço.

      Excluir
  6. Gostei muito de saber,pois tenho um jantar romântico dentro de dias e quero fazer bonito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente. Conte-nos sobre a harmonização realizada. Curioso. Abraço.

      Excluir
  7. O q combina com Johnnie Walker 18 anos ultimate ?

    ResponderExcluir
  8. Bruna, você poderá combinar com presunto parma, amêndoas, castanhas, nozes e outras oleaginosas. Caem muito bem com um whisky envelhecido como esse. Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Olá, fondue doce combina com jack daniels tradicional? Tenho dúvida de quais aperitivos harmonizam com ele

    ResponderExcluir

Dê sua opinião: