Whisky

Whisky

sábado, 22 de novembro de 2014

Novo Octomore da Bruichladdich - o whisky mais turfado de todos os tempos

A destilaria Bruichladdich pode ter reduzido o seu número de engarrafamentos nos últimos anos, mas eles ainda sabem como se manter no topo. Os destiladores progressistas das Hébridas acabam de lançar duas mais recentes adições à gama, um dos quais é o whisky mais fortemente turfado de todos os tempos.


O primeiro, 2008 Port Charlotte, usa cevada de seis fazendas de Islay, e é amadurecido em uma mistura de carvalho americano e carvalho europeu. A segunda, Octomore Edição 2009 06.3, usa cevada e água das nascentes das Fazendas Octomore. Seu nível de fenol é 258 ppm (partes por milhão) - como um ponto de referência, Laphroaig e Ardbeg geralmente vêm entre 40-60 ppm (com exceção do Supernova, com 100 ppm).

Port Charlotte 2008 Islay Barley, 50% ABV

Nariz: fumaça sutil no início, em seguida, limpas e nítidas notas de peras e maçãs, além de cereal granulado. Muito elegante e fresco.
Paladar: Muito frutado no palato, com maçã fresca e melão, habilmente apoiados por notas de biscoito. A turfa é mais aparente do que no nariz, mas ainda é restrita, e não domina. Não adicione água - este whisky não precisa dela, e mantém-se muito melhor sem.
Final: fresco e frutado, com um fio de fumaça e cevada para acrescentar complexidade.

Agora para os adultos. Os níveis de turfa são altíssimos. Não há como fugir disso: em um 258ppm gritante, o 2009 Octomore é o whisky mais fortemente turfado de todos os tempos. Prossiga com cuidado.

Octomore Edição 2009 06.3 Islay Barley, 64% ABV


Nariz: para quem espera um motim turfoso, em vez disso há uma deliciosamente rica lufada de cevada e, em seguida, um frutado aromático toma conta.
Paladar: grandes sabores. Malte, favo de mel, frutas cozidas e cerejas frescas. Então especiarias (canela e noz-moscada).
Final: camadas de turfa, frutas, especiarias e perfume continuam.

É impressionante que um uísque 64% ABV pode ser bebido sem água, mas neste caso é verdade. Na verdade mesmo, uma pequena gota ajuda, mas apenas um toque, pois afogar este whisky seria criminoso. Há uma explosão de turfa com profundidade e complexidade. A Bruichladdich não se preocupou em apenas turfar a bebida, mas concebeu um whisky que oferece uma faixa de sabor rico.



Fonte: blog.thewhiskyexchange.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião: