Whisky

Whisky

sábado, 23 de maio de 2015

Ardbeg brindará 200 anos com o lançamento de uma nova edição limitada: PERPETUUM


Passaram-se 200 anos desde que o primeiro Ardbeg Single Malt Whisky foi destilado na ilha escocesa de Islay e 15 anos desde que o legado deste whisky cultuado foi salvaguardado pela fundação do Comitê de Ardbeg.

O futuro da destilaria foi garantido em 2000, quando se formou um dos fã-clubes de whisky mais apaixonados e dedicados do mundo com a criação do Comitê de Ardbeg - para garantir que "as portas de Ardbeg nunca se fechem novamente". Hoje, o Comitê tem 100.000 membros em mais de 130 países e o Dia de Ardbeg tornou-se um evento anual global.

Para marcar esses eventos memoráveis, no Dia de Ardbeg deste ano, em 30 de maio, o tema será "Passado, Presente e Futuro". E para coroar as comemorações, uma nova expressão foi criada.

Ardbeg Perpetuum é inspirado pelos diversos estilos, idéias e caprichos do destino que influenciaram a destilaria ao longo do tempo. Ele combina diferentes estilos, sabores, sonhos e ensaios. Os conhecedores irão saborear uma combinação rica e atraente de notas clássicas e sabores incrivelmente cremosos.

Dr Bill Lumsden, Diretor de Destilação e Criação do whisky Ardbeg, afirma que “o caráter de Ardbeg perdurou por 200 anos e espera que ele continue pelos séculos vindouros. O engarrafamento que celebra o aniversário deste ano, Ardbeg Perpetuum, possui uma receita que inclui alguns whiskies muito velhos e outros jovens de Ardbeg. Possui o caráter sedoso de barris de bourbon e o picante de barris de sherry. A expressão resultante combina notas clássicas de chocolate escuro e melado com maresia, fumaça de turfa, baunilha e uma pitada de barris de sherry, para criar um single malt inesquecível com um sabor que é interminável".

Ardbeg Perpetuum, lançado para este bicentenário, estará disponível para compra a partir de 30 de maio de 2015 nas lojas especializadas com um preço de £ 84,99. É não filtrado a frio e engarrafado em 47,4% ABV.

Notas de prova:
Ardbeg Perpetuum é um profundo malte de cor âmbar, que contém o aroma inconfundível de alcatrão, fuligem e resina de pinheiro, com chocolate escuro, melaço e maresia. Seu sabor intenso justapõe fumaça de turfa e especiarias com baunilha e chocolate de leite, com notas cremosas, seguido por um final de boca interminável de óleo de linhaça, uma pitada de barril de xerez, creosoto e alcatrão.

Curiosidades:
No dia 30 de maio será comemorado o 200º aniversário da destilaria, fundada em 1815. Ardbeg é reverenciado pelos conhecedores de todo o mundo como o turfado, enfumaçado e mais complexo de todos os maltes de Islay. Apesar de sua fumaça, é conhecido pela sua deliciosa doçura, um fenômeno que tem sido conhecido carinhosamente como "o paradoxo turfado”.


Durante os anos 1980 e 1990, Ardbeg sofria de um futuro incerto até a marca ser comprada pela Glenmorangie em 1997. Salvo da extinção, a destilaria cresceu muito e hoje está bem estabelecida como um nicho de malte, cultuado e com seguidores apaixonados.


Fonte: whiskyintelligence.com

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Dificilmente encontraremos no Brasil, Heliton. Continue acompanhando, se houver novidades, posto aqui. Um abraço.

      Excluir

Dê sua opinião: