Whisky

Whisky

sábado, 29 de novembro de 2014

Glenmorangie Companta NAS, 46%, OB, 2014

Glenmorangie libera Companta - O quinto lançamento anual da premiada gama Private Edition


Dr. Bill Lumsden, célebre diretor de Criação e Destilação da Glenmorangie, orgulhosamente apresenta Glenmorangie Companta, o quinto lançamento Private Edition - uma gama de edição limitada de single malts raros e intrigantes, incluindo o recém criticamente aclamado Glenmorangie Ealanta, eleito por Jim Murray 'o Whisky do Ano de 2014'.

Com um equilíbrio entre tempero ousado, refinado e rico, com doçura suave, Companta é o resultado de uma união cuidadosa de spirits extra amadurecidos em barris de renomados vinhos franceses. Nascido de barris Grand Cru de Clos de Tart e de um vinho doce fortificado de Côtes du Rhône, Glenmorangie Companta (escocês gaélico para amizade) comemora os espíritos afins descobertos através de uma busca compartilhada da perfeição, como experimentado por Dr Bill:

"Depois de ter passado mais de vinte anos viajando por alguns dos vinhedos mais famosos da França, eu tive a oportunidade de provar muitos vinhos raros e intrigantes em busca das melhores barricas para complementar a maturação extra de nosso whisky. Como um verdadeiro aficionado do vinho, algumas das minhas visitas mais memoráveis ​​foram a Borgonha, onde a dedicação e atenção ao detalhe que entra em seu ofício nunca deixa de me surpreender. 

"Os vinhedos menores da região parecem não se preocupar com os rendimentos, custos ou prazos. Eles trabalham incansavelmente, simplesmente para produzir o melhor vinho. No mesmo espírito, como Glenmorangie, eles não param na busca da perfeição. 

"Esta filosofia partilhada me inspirou a criar o tributo final para o meu amor de longa data pelos vinhedos franceses e os amigos que eu tive o prazer de fazer ao longo de minhas viagens."

O resultado: Glenmorangie Companta. O produto da maturação adicional em vários dos cascos mais cobiçados do Dr. Lumsden, cuidadosamente selecionados a partir de dois dos melhores vinhedos franceses que compartilham a filosofia 'bem feito' de Glenmorangie.

"Selecionando parte de Glenmorangie que tinha sido amadurecido em barricas de carvalho branco tradicionais americanos ex-Bourbon, eu transferi o spirit para barris que continham anteriormente um dos meus favoritos - os ricos vinhos Grand Cru de Clos de Tart, um dos vinhedos mais célebres na Borgonha. Depois de um período de maturação extra, os tonéis transmitiram corpo adicional e sabores frutados profundos para marcar o caráter elegante e floral do Glenmorangie."

Enquanto a maioria teria ficado satisfeita com o resultado, Dr Bill continuou, buscando aperfeiçoar o whisky com profundidade e caráter adicional.

"Para complementar o caráter ousado, picante, transmitido a partir dos barris Grand Cru, selecionei uma parcela de Glenmorangie que tinha sido extra maturado em barris que continha anteriormente um doce e generoso vinho de Côtes du Rhône. Demorou algum tempo, mas com o ajuste fino chegamos a uma união harmoniosa que se mostrou o equilíbrio perfeito; nem muito ousado, nem muito manso! "



No nariz, Companta exala ricos aromas outonais de frutos vermelhos e pisos florestais úmidos, com uma pitada de fumaça de madeira complementando notas perfumadas de carvalho.

Após a degustação, um paladar picante impregnado de cerejas e frutas cozidas lentamente se revelam, como notas de ameixas açucaradas, laranja vermelha e rosas. Emerge junto chocolate ao leite e açúcar mascavo, levando a um doce final.

Engarrafado em 46% e não filtrado a frio, Glenmorangie Companta estará disponível globalmente a partir de Janeiro de 2015.


Mais recente expressão na premiada gama da Private Edition, Companta reafirma o espírito e o compromisso pioneiro da Glenmorangie para partilhar de alguns dos mais conceituados single malts do mundo com um público seleto de aficionados.


Fonte: whiskyintelligence.com

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, encontrei o seu blog por acaso enquanto procurava sobre o whiskey vat 69, cujo mesmo apareçe no filme The November Man, sou um apreciador de whiskeys, gosto desta forma de escrita "whiskey" dentre todas as outras, pois faz um jogo de palavras e relembra que o whisk is key, como o senhor possui um conhecimento amplo perante a whiskey's, (já eu provei alguns poucos), queria saber se o senhor tem alguma indicação diante da minha busca pelo whiskey "perfeito", há um bom tempo que venho procurando por um whiskey doce, não aquele doce de "bebida de mulher", mas um whiskey que não seja tão esfumaçado e com leves à fortes notas adocicadas, uma vez li que o Jim Beam seria adocicado mas o provei e não foi o que eu procurava, nesta mesma procura recentemente adquiri o Glenmorangie Original, que apesar de aprecia-lo, continua não sendo aquela bebida para sentar, e desfrutar completamente do momento. Até hoje um dos que mais me agradou fora o Jameson, apesar de querer algo mais adocicado, será que estou em uma procura impossível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cyro Kamradt, gostei do jogo de palavras, interessante. Que bom que encontrou o blog, espero que tenha gostado. Agora, o mais difícil: encontrar o whiskey perfeito para você. Bem, já que você citou o Jim Beam, então já conhece os Bourbons. Bourbons são os whiskeys americanos feitos com pelo menos 51% de milho em sua composição. O que por si só já deixa a bebida adocicada, com aroma e sabor característicos. Mas, como já disseste, o Jim Beam não o agradou. Dentre os whiskeys, os bourbons são os mais adocicados. Mas, existe outro tipo de bourbon, que pelo seu processo de produção se distingue dos outros, ganhando até mesmo denominação própria, que é o Tennessee Whiskey. Você já deve ter ouvido falar, o whiskey mais conhecido é o famoso Jack Daniel´s. Este whiskey, após a destilação passa por um processo especial de filtragem chamado de "charcoal mellow", que é a passagem do whiskey através de uma camada de três metros de carvão de bordo, que nada mais é que a árvore de onde se extrai o xarope de maple, aquele que os americanos adoram jogar em cima de suas panquecas e torradas. O resultado disso: um whiskey com um sabor mais amadeirado e, como você deseja, mais adocicado.
      Na linha do Glenmorangie eu poderia citar o Glenfiddich e até mesmo o japonês Kakubin, mas creio que o resultado seria praticamente o mesmo do Glenmorangie.
      Experimente o Jack e conte como foi a experiência. Gostaria muito de ter este feedback.
      Abraço.

      Excluir

Dê sua opinião: